Carregando...

A Itaipava Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, foi concebida dentro do conceito multiuso já estabelecido internacionalmente.

Com 46 mil lugares, distribuídos entre arquibancadas,camarotes e cadeiras especiais, ela está preparada para receber, além de jogos de futebol, eventos de grande porte, como shows e convenções. A Arena foi palco da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizadas no Brasil. Um dos eventos-testes que habilitaram o estádio foi o amistoso entre Náutico Capibaribe e Sporting Lisboa, time de Portugal.

O projeto da Itaipava Arena Pernambuco privilegia uma arquitetura invertida. Em vez da usual solução de construção elevada de projeção vertical, a Arena tem seus limites amenizados por meio de transição inclinada e suave que se estende para fora, mesclando a edificação com o próprio terreno. O edifício se transforma em parte da topografia local, evitando maior impacto ao ambiente. O estádio tem 4.700 vagas de estacionamento, dos quais 4.500 para veículos leves e 200 para ônibus.  

Sustentabilidade

A Itaipava Arena Pernambuco nasceu com conceitos de sustentabilidade, como o uso eficiente da ventilação e iluminação naturais, sistemas de coleta seletiva de lixo, reaproveitamento de águas pluviais e uso de dispositivos que economizam água, permitindo uma redução aproximada de 35% no consumo. É dotada de usina solar com capacidade suficiente para gerar 1.500 MW/h por ano, o que equivale ao consumo de uma cidade de 6 mil habitantes. 

Todas essas ações renderam ao estádio o nível Silver do selo LEED, certificação verde utilizada em mais de 140 países, que identifica o empreendimento como sustentável. A certificação é um reconhecimento das práticas e técnicas usadas na construção para reduzir os impactos ao meio ambiente.

O estádio em ação

O vermelho, predominante na

Itaipava Arena Pernambuco

foi escolhido por ser a cor dos três maiores clubes de Pernambuco: Sport Club do Recife, Náutico e Santa Cruz.

Time Lapse

Veja como foi o processo de construção da Itaipava Arena Pernambuco.

Construção

Número de empregos gerados no pico da obra5.090

Outros números

  • Janeiro de 2011 Início das obras
  • Abril de 2013 Entrega das obras
  • 128.000 m² de área útil
  • 4.700 vagas de estacionamento
  • 106 camarotes
  • 46.000 lugares
  • 41 quiosques de alimentação
  • 6 pavimentos
  • 8 rampas de acesso

Trajetória

Notícias, vídeos e fotos 360°: veja aqui os marcos da construção do estádio.