A construtora Norberto Odebrecht
Empresa de engenharia e construção, a Construtora Norberto Odebrecht é responsável no Brasil por obras de importância social e econômica, contribuindo para que o país cresça de forma sustentável e progressivamente. Um de seus diferenciais está na capacidade para estruturação de projetos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Contratos de Aliança. Entre os segmentos de atuação da Construtora Norberto Odebrecht estão transporte e logística (metrôs, ferrovias, rodovias, portos e aeroportos), saneamento (água, esgoto e irrigação), desenvolvimento urbano (habitações populares), infraestrutura de mineração, hidrelétricas, equipamentos marítimos, além de edificações de uso público e corporativo (arenas esportivas, escolas, centros administrativos, centros de convenções e exposições).
Com mais de 47 mil integrantes e receita bruta em 2013 de R$ 7,6 bilhões, a Construtora Norberto Odebrecht trabalha para viabilizar empreendimentos que promovam o desenvolvimento de regiões, comunidades, empresas e pessoas. No contexto esportivo, a empresa participou da reforma do estádio Maracanã, da construção da Arena Corinthians e de dois espaços multiuso – Itaipava Arena Fonte Nova, na Bahia, e Itaipava Arena Pernambuco, utilizados na Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Há 45 anos investindo no estado do Rio de Janeiro, a Construtora Norberto Odebrecht se dedica a projetos voltados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 na cidade do Rio. A empresa está presente na construção do Parque Olímpico, coração dos Jogos; do Porto Maravilha, que está revitalizando as áreas do centro e do cais do porto; e na construção da Linha 4 do Metrô , que vai ligar os bairros de Ipanema, Gávea e Barra da Tijuca, tirando das ruas mais de 2 mil carros/hora. A construção de estaleiros e o investimento no setor de energia é outra parte significante entre os negócios da empresa. Em Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, a Construtora Norberto Odebrecht constrói o Estaleiro e Base Naval da Marinha , onde serão desenvolvidos submarinos convencionais e o primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear. Em Maragojipe, na Bahia, esteve na obra do Estaleiro Unidade Paraguaçu, cujo foco é a construção e integração de unidades offshore – plataformas, navios especializados e unidades de perfuração. No setor de energia, seu portfólio acumula a construção de 81 usinas hidrelétricas (entre elas Santo Antônio, Baixo Iguaçu e Teles Pires), 17 usinas térmicas, duas usinas nucleares, barragens, além da implantação de 5,7 mil km de linhas de transmissão. Ao todo, são mais de 60 mil MW em projetos.
Ao investir em sistemas de transporte, portos e aeroportos, a Construtora Norberto Odebrecht colabora para o fortalecimento da capacidade produtiva do país, direcionando esforços para a melhoria da mobilidade urbana e da logística das cidades. Neste segmento, destacam-se obras civis como a expansão da Estrada de Ferro Carajás (MA/PA); a construção do Terminal Portuário Embraport, em Santos (SP); a construção do novo terminal do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO); a revitalização do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro; a construção da Estação Multimodal Maracanã, também no Rio; e a construção das Linhas 5 e 6 do Metrô de São Paulo.
Entre outras grandes obras com a participação da Construtora Norberto Odebrecht estão a construção do Centro Administrativo de Brasília; a urbanização do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro; a construção do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, em São Paulo; a implementação do Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe, na Bahia; a construção da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Minas Gerais; o Pier Petroleiro de Pernambuco; a extensão da Linha 1 do Trensurb, Metrô de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; e a consolidação do projeto Aquapolo Ambiental, que produz água de reuso para fins industriais para o Pólo Petroquímico do ABC Paulista.
A Construtora Norberto Odebrecht já foi premiada nove vezes consecutivas como a Empresa mais Admirada do Brasil pela revista Carta Capital; foi listada pelo jornal Brasil Econômico como a Melhor Empresa no setor de Construção e Engenharia; recebeu o Prêmio Milton Vargas, da revista Fundações & Obras Geotécnicas, pela revitalização da Praia de Sepetiba, no estado do Rio de Janeiro; e ainda o Prêmio Brasil Ambiental, da Câmara de Comércio Americana RJ, pelo case Canteiro Sustentável, Educação Ambiental Aplicada nas Obras de Construção Civil do terminal da Embraport.
Sobre a Organização Odebrecht
Fundada em 1944, a Organização Odebrecht é uma empresa brasileira com presença global. Líder nos segmentos de engenharia e construção e de química e petroquímica na América Latina, também atua nos setores de bioenergia, engenharia ambiental, defesa, imobiliário, óleo e gás, naval, transporte e logística. Presente em 23 países, a Organização integra mais de 181 mil profissionais de 78 diferentes nacionalidades e exporta produtos e serviços para mais de 70 países.