Arena
CorinthiansTimão realiza sonho de ter estádio próprio.
Sede da abertura da Copa do Mundo de Futebol, em 2014,
a Arena Corinthians foi construída no bairro de Itaquera, em São Paulo.
Com capacidade para 48 mil lugares (durante a Copa foram colocados mais 20 mil assentos temporários, já retirados), a Arena tem 89 camarotes, cerca de 2,7 mil vagas de estacionamento, 59 lojas comerciais, dois restaurantes, dois sports bar e um auditório. Antes dos jogos da Copa, o estádio passou por testes. O primeiro deles aconteceu durante a visita de cinco mil crianças de escolas da região. O segundo foi marcado por um jogo entre os trabalhadores, e o terceiro por um clássico entre ídolos da história do Corinthians.
O projeto arquitetônico da Arena Corinthians inova ao não seguir as linhas convencionais dos demais estádios. O formato retangular traz duas grandes arquibancadas laterais, fazendo com que a torcida fique em posição paralela ao campo e mais próxima do espetáculo. No lado leste, a Arena ostenta na fachada um grande painel de LED, com 170 metros de largura e 20 metros de altura. Na fachada oeste, numa área de 240 metros de comprimento por 30 metros de altura, um grande painel de vidro é formado por 1.350 peças.
Responsabilidade social
A construção do estádio transformou-se em importante vetor de desenvolvimento econômico para a zona leste. No pico da obra, reuniu 2.500 trabalhadores. No total, gerou 6 mil empregos diretos e 12 mil indiretos, priorizando moradores da região. O Programa Acreditar, idealizado pela Odebrecht, qualificou 246 trabalhadores, dentre os quais 115 foram contratados para a construção, todos residentes da região de Itaquera. Os cursos capacitaram para as funções de ajudante de construção civil, armador, carpinteiro e pedreiro.
Em 2012, 53 trabalhadores concluíram os cursos de alfabetização realizados durante 15 meses nos canteiros. No curso básico, 20 integrantes se formaram; outros 33 do curso fundamental receberam a certificação do Ministério da Educação. A Construtora Norberto Odebrecht promoveu ainda o Programa Caia na Rede, em parceria com o Senac, iniciativa que beneficiou especialmente filhos e esposas dos trabalhadores, tendo como objetivo transmitir conhecimento e desenvolver aptidões básicas de computação.
Sustentabilidade
O estádio foi construído dentro dos padrões determinados pela Fifa, com soluções e tecnologias que garantem o uso racional de recursos naturais – aproveitamento de água da chuva, diminuição e reciclagem do lixo gerado, sustentabilidade energética, ventilação e iluminação natural.
O estádio em ação
Um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a
Arena Corinthians
é vetor de desenvolvimento para a zona leste de São Paulo.
Time Lapse
Veja como foi a construção da Arena, antigo sonho do Sport Club Corinthians Paulista.
Construção
Número de empregos gerados no pico da obra2.500
Outros números
-
Maio de 2011 Início das obras
-
Abril de 2014 Entrega das obras
-
189.000m² de área útil
-
2.700 vagas de estacionamento
-
89 camarotes
-
48.000 Assentos fixos
-
59 Lojas comerciais
-
2 Restaurantes
-
15 Elevadores
-
10 Escadas Rolantes
-
31.500 m² de cobertura metálica
-
2 Sports bar
-
2015 Readequação das instalações
Trajetória
Notícias, vídeos e fotos 360°: veja aqui os marcos da construção do estádio.
2014
2013
2012
2011
-
Inicio