Obra passa dos 90% de avanço físico
Definidas também as cores dos assentos
Com 90% de avanço físico da obra, a Arena Fonte Nova faz uma homenagem à cidade de Salvador ao definir as cores dos assentos. Os tons de verde escolhidos simbolizam as águas do Dique do Tororó – único manancial natural da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Prevista para terminar na segunda quinzena de fevereiro de 2013, a colocação dos assentos já está concluída em 30%. Atualmente, a obra do estádio conta com o apoio de 3.150 trabalhadores.
Além dos assentos, as atividades no campo – que mede 105m x 68m e tem 10m de distância nas laterais e 12,3m nas linhas de fundo em relação às arquibancadas – estão em franco desenvolvimento. Com aparelhagem contra chuvas muitos fortes, o sistema de drenagem a vácuo para o campo está concluído em 70%. Esse processo vai aerar o solo, favorecendo o desenvolvimento da grama que será a Bermuda, do tipo Celebration. A previsão para o início do plantio do gramado da Arena Fonte Nova é para a terceira semana de janeiro.
Outro destaque de janeiro é a evolução na colocação da membrana da cobertura do estádio, que está com 12% de avanço. A tecnologia de instalação, inédita no Brasil, mobiliza uma equipe com 75 pessoas, entre elas alpinistas especializados em construção civil. Flexível, resistente e autolimpante, a membrana é confeccionada com uma matéria-prima chamada PTFE – plástico de alta performance reforçado com fibras de vidro. Outras frentes de serviços também estão sendo realizadas paralelamente: acabamentos, divididos em pisos (avanço de 96%) e revestimentos (87%); instalações hidráulicas, elétricas, entre outras (88%); e construção do edifício garagem (85%).