64 anos de histórias
Torcedores podem comemorar no Instagram
O Maracanã completou 64 anos nesta segunda-feira, dia 16 de junho, e está convocando os torcedores para comemorar a data mostrando todo o seu amor pelo templo do futebol por meio da hashtag #Maraca64anos. A torcida poderá enviar fotos pelo Instagram oficial do Maracanã e ter sua paixão compartilhada na rede.
O estádio foi construído para receber a Copa do Mundo de 1950. No dia 16 de junho daquele ano foi a partida de estreia, com o confronto entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os paulistas venceram por 3 a 1 e o meio-campista carioca Didi foi o autor do primeiro gol da história do Maraca. A final da Copa de 1950, em que o Brasil foi derrotado pelo Uruguai por 2 a 1, foi o primeiro de muitos momentos marcantes que tiveram o estádio como palco.
O milésimo gol de Pelé em 1969, a atuação de gala de Garrincha que rendeu o segundo título Carioca ao Botafogo em 1962, o Campeonato Brasileiro conquistado pelo Flamengo em 1980 sob o comando de Zico, o gol de barriga de Renato Gaúcho que deu o Campeonato Carioca ao Fluminense em 1995, o Tricampeonato Brasileiro do Vasco, capitaneado por Edmundo, em 1997 e a vitória do Brasil sobre a Espanha na Copa das Confederações de 2013 foram algumas das emoções vividas por milhares de torcedores que passaram pelas arquibancadas do Maraca.
“Grande parte da minha vida esportiva vivi aqui. É como sempre digo: não existe Maracanã novo ou antigo. Existe um Maracanã mais bonito, confortável e seguro hoje. Em 1963, eu vim assistir ao Fla x Flu, na final do Carioca. Aquele colorido da arquibancada nunca mais saiu dos meus olhos. E foi uma felicidade para mim, que tinha 10 anos na época, ver o Flamengo sair campeão”, disse Zico, maior artilheiro do Maracanã, com 333 gols marcados, durante o Media Briefing da Fifa no estádio, ocasião em que o Maracanã foi parabenizado pela data.
Mas o futebol não reinou sozinho nestes 64 anos de história do estádio. A missa realizada pelo Papa João Paulo II em 1980, o show da banda Kiss, o Rock In Rio 2 e o Grande Desafio de Vôlei entre Brasil e União Soviética são exemplos da grandeza do Maraca também fora das quatro linhas do campo.
Do início da operação pela concessionária Maracanã, em julho de 2013, a maio deste ano, 2.348.542 torcedores assistiram aos 90 jogos realizados no período; foram marcados 261 gols; Juninho Pernambucano, então jogador do Vasco, marcou o primeiro gol da reinauguração na partida contra o Fluminense e 40 clubes jogaram no templo do futebol.
O estádio passou por uma grande reformulação para realizar a segunda final de Copa do Mundo de sua história em 2014. Atualmente, o Maracanã tem capacidade para receber 78 mil torcedores, que aproveitam o jogo com excelente vista para o campo de qualquer um dos quatro setores (norte, sul, leste e oeste). São seis rampas de acesso, 292 banheiros, 60 bares, 17 elevadores e 12 escadas rolantes para atender ao público.
Período Fifa
O Maracanã informa que desde o dia 22 de maio até 18 de julho será o período de uso exclusivo Fifa para preparação e realização da Copa 2014. Desta maneira, a entidade assume o comando de itens como segurança, alimentação, bilheterias, ingressos, serviços de telecomunicações, credenciamentos, instalações complementares, entre outras atividades. A previsão é que o Maracanã retome a operação do estádio em 18 de julho. O Tour Maracanã também fica suspenso no período de 20 de maio a 20 de julho.