Novo gramado
Vice-governador acompanha início do plantio
O Maracanã iniciou o plantio do novo gramado com a presença do vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que acompanhou o andamento das obras. Com tecnologia espanhola aplicada nos melhores gramados europeus, como o Camp Nou, do Barcelona, o plantio tem previsão para durar quatro dias. Ao todo, serão 360 placas de grama, medindo 18 m cada uma por 1,2 m de largura, para cobrir uma área de nove mil metros. A grama será do tipo bermuda celebration.
Pezão destacou a espécie de grama escolhida. “É de excepcional qualidade, e tenho certeza de que vai ser o melhor palco do mundo. Qualquer jogador vai ter orgulho de jogar aqui neste gramado”, disse o vice-governador. Enquanto outros tipos da grama bermuda precisam da incidência direta de raios solares para se desenvolver, a bermuda celebration é mais resistente à variação de temperatura e cresce mesmo à sombra. Este tipo de grama também é ideal para a prática de futebol por suas características. De folhas fininhas, a grama permite que a bola role mais suavemente, sem os salteamentos comuns em gramados mais grosseiros e, portanto, não adequados ao futebol.
“Esta grama também tem um crescimento mais acelerado que as outras. Isso é ótimo porque a faz suportar um maior número de jogos. Estamos mostrando ao mundo que o Maracanã está levando o nível de gramado para um patamar muito superior ao que existia”, afirmou o presidente da Emop, Ícaro Moreno.
O colchão em que a grama está sendo plantada no Maracanã tem uma camada de 10 cm de brita e outra de 30 cm de areia de granulometria média misturada à matéria orgânica, corretivos e fertilizantes, sistema conhecido por topsoil. O gramado depois de replantado será irrigado com aspersores com comandos individuais e dotados de sensores de umidade, tornando o Maracanã o primeiro estádio no Brasil a usar este sistema.