Grama de inverno
Trabalhos de escavação preparam a área central do terreno
As obras da Arena Corinthians chegam a um novo estágio, com a escavação da área central, onde será plantado o gramado, um dos mais modernos do mundo.
Com escavadeiras hidráulicas e caminhões, os trabalhadores começaram pelo centro do campo retirando a placa que marcava o exato local onde será dado, no dia 12 de junho de 2014, o pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol. Pelo menos 6 mil metros cúbicos de terra serão escavados na área e o material proveniente será reaproveitado dentro do canteiro. Após esta etapa, o piso atual será rebaixado em cerca de 70 centímetros.
Depois da retirada desse material, começam a ser instalados os sistemas de drenagem a vácuo e de resfriamento da grama de inverno. Nesse caso, o resfriamento é necessário para garantir que o gramado no verão sobreviva e esteja perfeitamente viçoso e firme na época do inverno, quando ocorrem os jogos da Copa. Depois da colocação de camadas de britas e areia, inicia-se a semeadura da grama, o que deverá ocorrer no final de maio. Em julho, o gramado estará praticamente pronto, mas não para o uso, sendo preciso um período de maturação pós-plantio de 90 dias, período em que haverá poda, irrigação, adubação e controle de pragas e doenças. O sistema de irrigação será automatizado e contará com 48 aspersores com acionamento individual, permitindo irrigar partes diferentes do gramado.