Finalizada a cobertura
A entrega da estrutura é uma das últimas fases da obra
A instalação da cobertura, uma das etapas mais importantes na construção da Arena Pernambuco, foi concluída. Com 20 mil m², divididos em 22 módulos que foram montados sobre 68 pilares metálicos, a cobertura é inspirada no estádio espanhol Anoeta, e é formada por uma estrutura metálica espacial com nós esféricos. A entrega da cobertura é uma das últimas fases da obra, que já atingiu 90,10% de avanço físico.
Parte da estrutura é feita com “pele de vidro”, termo utilizado em engenharia para o revestimento de vidro em edificações. O objetivo é favorecer a passagem dos raios solares, garantindo maior vitalidade ao gramado. A arena ainda terá 80% dos seus assentos protegidos contra sol e chuva.
O processo de montagem foi diferenciado para dar mais agilidade à obra: os módulos foram montados no chão e, posteriormente, içados já prontos, por um guindaste com capacidade para 400 toneladas. Outro aspecto importante da estrutura é a responsabilidade ambiental. A cobertura capta água da chuva para uso na própria arena. É a maior área de captação pluvial da obra.