Fim do içamento da cobertura
Estádio também dá início à escavação para o gramado
Com 80% dos trabalhos concluídos, a Arena Fonte Nova finalizou o içamento dos cabos de aço da cobertura e deu início à escavação para preparação do plantio do gramado. Todo o processo foi acompanhado de perto pelo governador do Estado, Jaques Wagner.
Conhecido como “big lift”, o içamento dos cabos, inédito no Brasil, é o segundo a ser realizado na América Latina, por uma equipe formada por profissionais de diversos países, como Alemanha, Portugal e China. A cobertura abrigará 100% dos assentos, alcançando 36 mil m² de área e proporcionando mais conforto aos visitantes.
Essa estrutura é coberta por uma membrana impermeável, autolimpante e translúcida, que filtra a luz solar, evitando o efeito de “ilha de calor”, permitindo a passagem parcial de luz e contribuindo para a eficiência energética do equipamento.
Gramado e assentos
O gramado, de qualidade e padrão internacional, compatível com um equipamento que hospedará a Copa das Confederações e Copa do Mundo, terá drenagem a vácuo e totaliza uma área de 9 mil m². O campo terá 105 m x 68 m, com uma distância de 10m nas laterais e 12,30m nas linhas de fundo, em relação às arquibancadas. A instalação dos assentos ocorrerá no início de dezembro.
Primeira arena multiuso da Bahia, a Arena Fonte Nova conta com 4.050 trabalhadores entre operários, terceirizados e administrativo, em 22 horas de trabalhos contínuos distribuídos em três turmas. Confira o vídeo aqui.