Cobertura recebe última peça
A nova estrutura terá 68,4 metros de comprimento
No dia 22 de agosto, foi colocada a última peça do anel de compressão da nova cobertura do Maracanã. A previsão é que, em setembro, os cabos tensionados comecem a ser instalados e fiquem apoiados na arquibancada para, em seguida, iniciar o processo de içamento, todos ao mesmo tempo, por 120 macacos hidráulicos. O levantamento dos cabos tensionados, que têm 20.000 metros de comprimento e 110 milímetros de diâmetro, é chamado de big lift.
A membrana, composta por PTFE e Teflon, será instalada por um grupo de alpinistas, com apoio de guindastes que, para este tipo de serviço, é uma novidade no mercado da construção civil nacional.
“Parte da equipe técnica será formada por subcontratados da empresa responsável pelo fornecimento e montagem da cobertura, com auxílio de funcionários treinados” explicou Carlos Zaeyen, gerente operacional do Consórcio Maracanã Rio 2014 (formado pelas empresas Odebrecht Infraestrutura e Andrade Gutierrez), acrescentando que a previsão é que o processo de instalação da membrana comece em dezembro.
A nova cobertura terá 68,4 metros de comprimento e vai cobrir 76 mil dos 79 mil lugares do novo estádio. A antiga cobertura tinha 30 metros, aproximadamente.