Campanha Copa da Paz
Líderes Religiosos celebram cerimônia ecumênica
Nove líderes religiosos participaram de cerimônia ecumênica no Maracanã, na manhã desta segunda-feira (19/5). A ação foi organizada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro para marcar o lançamento da campanha Copa da Paz, que promove o tema social “Por um mundo sem armas, drogas, violência e racismo”. Depois da cerimônia, o grupo participou do Tour Maracanã, que permite a visitantes conhecer determinadas áreas do estádio.
“O Maracanã representa a união entre as pessoas. Planejamos o lançamento da Copa de Paz no estádio porque aqui é o grande palco final dessa unidade entre todos. Mesmo quando há rivalidade no campo, ela pode ser usada para promover a paz”, disse o Padre Leandro Lenin, que organizou o evento.
Participaram da cerimônia Dom Roque Costa Souza, bispo auxiliar do Rio de Janeiro; a pastora evangélica Lusmarina Campos Garcia; Sami Amed Isbelle, líder da religião muçulmana; Carlos Alberto Ivanir dos Santos, representante do candomblé; Maria de Fátima da Rocha Damas, da Umbanda; Gyoushu Tadokoro, do Budismo; Matthias Tolsdorf, da Igreja Luterana, e Dom Filadelfo Oliveira, bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
Durante o evento, 25 crianças desceram à lateral do gramado e soltaram balões com a marca da Copa da Paz. “O Maracanã busca sempre apoiar iniciativas como essa, que promovem a paz e a luta pelo fim do racismo, tema sobre o qual também sempre fazemos campanhas educativas”, disse Viviane Campano, gerente de eventos do Maracanã.
O Tour Maracanã ficará suspenso no período de realização da Copa do Mundo de Futebol. De 22 de maio a 18 de julho será o período de uso exclusivo da Fifa para preparação e realização do torneio. A entidade assume o comando de itens como segurança, alimentação, bilheterias, ingressos, serviços de telecomunicações, credenciamentos, instalações complementares, entre outras atividades.